Acupuntura

O que é

É uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que através da colocação de agulhas em pontos específicos no corpo, os chamados pontos de Acupuntura produzem respostas no organismo levando ao equilíbrio de funcionamento do mesmo. Com isso pode se obter a melhora dos sintomas, a organização de função de vários sistemas de funcionamento do corpo permitindo até mesmo a cura da doença.

A origem da Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa se iniciou há mais de 3.000 anos na China, com o registro de várias descrições de doenças e seus tratamentos.

A Acupuntura faz parte das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Fitoterapia, o Tai Chi Chuan, a Meditação, as massagens e a Dietoterapia, que visam restabelecer, mais do que a cura das doenças, um estado de equilíbrio harmônico no ser humano, que permita ser reconhecido como estado de SAÚDE.

Desde o século passado tem sido amplamente divulgada no mundo ocidental e reconhecida em vários países como uma especialidade médica, para o tratamento de várias doenças. No Brasil a Acupuntura é reconhecida como especialidade médica pela Associação Brasileira de Medicina (AMB) desde 1995.

Em nosso país os médicos que desejam exercer a Acupuntura necessitam fazer cursos de especialização, com duração em torno de 02 a 03 anos, em serviços hospitalares especializados e posteriormente realizam a prova de certificação da especialidade, o TEAC (Título de Especialização em Acupuntura).

Pela lei do país atualmente, somente médicos, dentistas e veterinários, após especialização em Acupuntura estão habilitados a empregar a técnica como tratamento, em suas respectivas áreas de atuação.

Como a Acupuntura funciona

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa o corpo humano apresenta um sistema de meridianos, que são canais por onde circula a energia (Qi), formados por uma sequência de pontos, que unidos formam um canal. Se a energia não flui de maneira adequada dentro desse canais começamos a apresentar sintomas de desequilíbrio energético, gerando adoecimento. Ao agulharmos esses pontos provocamos um fluxo energético de circulação e desobstrução dos canais, restaurando o equilíbrio energético nesses sistemas e a eliminação dos sintomas.

Com as novas pesquisas ocidentais sobre os mecanismos de ação da acupuntura descobrimos que a inserção de agulhas nos pontos de acupuntura, que são zonas de mais terminações nervosas, provocam um estímulo que caminha através do sistema nervoso periférico(nervos e medula) e leva uma informação para o sistema nervoso central(cérebro) ,o qual por sua vez desencadeará uma resposta ,para sanar o problema. O sistema nervoso central libera neurotransmissores, que são capazes de provocar efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e hormonais, em diversos sistemas do organismo levando à recuperação do sistema desorganizado incialmente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a acupuntura como um tratamento eficaz para mais de quarenta problemas médicos, incluindo doenças respiratórias, alergias, distúrbios gastrointestinais, problemas ginecológicos, distúrbios nos olhos, nariz e garganta, problemas nervosos e emocionais, entre outros.

O uso da Acupuntura no tratamento dos inúmeros casos de dores crônicas encontrados nas doenças dos sistemas músculo esqueléticos tem sido a maior procura na atualidade, graças a grande atuação da acupuntura através dos sistemas de propagação ou inibição da dor, já identificados por inúmeras pesquisas.

É preciso fazer uma consulta médica com um médico Acupunturiatra ou basta um diagnóstico de outro médico e encaminhamento para Acupuntura?

Muitos pacientes são encaminhados para um tratamento com acupuntura por outras especialidades médicas e muitas vezes já chegam com um diagnóstico previamente estabelecido.

Nesse caso muitos ficam na dúvida sobre a necessidade de passar por outra consulta médica.

FAZER UMA CONSULTA COM O MÉDICO ACUPUNTURIATRA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, pois só assim o profissional poderá ter certeza do diagnóstico previamente realizado e em sua consulta fará importantes perguntas para caracterizar quais as causas desarmônicas provocaram aquele adoecimento.

Além disso é nessa consulta que examinará o paciente, de acordo com os padrões de diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa, que incluem um interrogatório específico, avaliação do pulso e exame da língua do paciente, que são critérios importantes de avaliação. Dessa forma poderá estabelecer os critérios de tratamento e quais os pontos de acupuntura a serem tratados e quais as diferentes técnicas, como: Acupuntura, Eletroacupuntura, Moxabustão, Auriculoterapia e Fitoterapia deverão ser empregadas naquele caso.

O fato de estar sendo tratado com Acupuntura não exclui o uso de outros tratamentos que possam auxiliar no processo de recuperação tais como o uso de medicamentos, técnicas complementares como Fisioterapia, RPG, Eutonia, Massoterapia e outras.

As sessões de Acupuntura podem ser semanais ou em casos de maior comprometimento da saúde do indivíduo poderão ser mais frequentes. Duram em torno de 30 a 40 minutos. A duração do tratamento poderá ser superior a 10 sessões, caso seja necessário.

As agulhas podem transmitir doenças?

A regra estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de que APENAS AGULHAS DESCARTÁVEIS SEJAM USADAS NA PRÁTICA DA ACUPUNTURA.

Desta forma pode-se evitar contaminações das agulhas e reduzir a possível aquisição de doenças infecciosas.

Contra indicações da Acupuntura

A Acupuntura pode ser realizada em qualquer pessoa, desde que adotadas medidas de segurança para o procedimento. Lesões na pele podem impedir o agulhamento naquela região comprometida.

Grávidas podem se beneficiar do tratamento com Acupuntura, pois geralmente não podem usar medicações.

Idosos e crianças também podem utilizar a Acupuntura para tratamentos de diversas doenças.

Doenças tratáveis por Acupuntura

Teoricamente a Acupuntura poderá tratar qualquer doença, desde que não necessite de procedimento cirúrgico. Em algumas delas poderá ter efeito curativo e em outras, apenas ajudará a aliviar alguns sintomas. Várias doenças que podem ser tratadas por acupuntura.

A Organização mundial de Saúde publicou um artigo em 1979 listando várias doenças que podem ser tratadas por acupuntura.

Esse artigo se encontra na referência http://www.wpro.who.int/health_topics/traditional_medicine/publications.htm