indicações

  • dores crônicas
  • menopausa
  • rinite alérgica
  • depressão

dúvidas frequentes

  • Como são feitos os estímulos nos pontos de Acupuntura?

    Os estímulos de acupuntura podem ser feitos através de agulha, laser, eletroacupuntura, aurículopuntura e moxabustão.
    Os pontos de acupuntura podem ser estimulados através de todas essas técnicas, dependendo do efeito que se pretende obter. No caso da eletroacupuntura, além do agulhamento, o indivíduo receberá pequenos estímulos elétricos nas agulhas, que irão potencializar o efeito. No caso da aurículoterapia, os pontos de acupuntura a serem utilizados se localizam nas orelhas. E no caso da moxabustão, se usa uma técnica de aquecimento dos pontos de acupuntura para obter efeitos anti-inflamatórios na região afetada.

  • O paciente sente dor durante a sessão de Acupuntura?

    O paciente sente um pequeno desconforto com o agulhamento, mas é uma sensação bastante tolerável. Muitos pacientes deixam de procurar a Acupuntura como tratamento, pois referem medo das agulhas. NÃO É NECESSÁRIO TER MEDO!
    A técnica de agulhamento é rápida e a sensação da picada se desfaz em alguns segundos. Durante a sessão ,o paciente poderá sentir uma sensação de pressão, leve formigamento e até uma sensação de coceira nos locais da punção, devido a liberação de substâncias anti-inflamatórias no local. Todos esses efeitos terminam com a retirada da agulha.

  • As agulhas utilizadas são individuais e descartáveis?

    Sim! Hoje a ANVISA determina que o material seja descartável.

  • Como é a formação do médico para se tornar um especialista em Acupuntura?

    Após se formar em Medicina, o médico precisa cursar uma especialização ou uma residência médica na área de Acupuntura, que geralmente dura em torno de 2 a 3 anos. Em seguida deve fazer a prova de Título de Especialista em Acupuntura e somente assim terá permissão para exercer a especialidade.
    É muito comum os médicos fazerem outras especializações em outras áreas e depois se especializarem em Acupuntura.

  • Antes do tratamento é solicitado algum tipo de exame ou procedimento? Quais?

    Após o primeiro contato médico paciente, o indivíduo será examinado e se necessário exames complementares serão solicitados pelo o médico, para esclarecimento do diagnóstico e também para determinar se o tratamento por acupuntura será o mais adequado naquele caso. Pode ser que o paciente precise de outros encaminhamentos para outras especialidades ou até mesmo de cirurgia. Por isso a importância de se fazer o tratamento com um médico, que terá condições de avaliar todas essas possibilidades.

  • A Acupuntura é uma especialidade médica?

    Sim desde 1995, sendo que em 2000 foi criado a prova de Título de Especialista para médicos.

  • Como é a consulta de acupuntura?

    A primeira consulta de acupuntura leva em torno de 1 hora. Nesse período o médico irá interrogar o paciente para saber sua história de adoecimento e também vai examinar o indivíduo. Em seguida poderá pedir exames complementares, se necessário, para concluir o diagnóstico. Logo após essa etapa poderá iniciar o tratamento com o agulhamento dos pontos necessários, para ajudar o paciente  a melhorar.

  • Quais as indicações da acupuntura?

    São inúmeras, mas as mais comuns são para o tratamento de dores agudas e crônicas, como nos casos de dores articulares em coluna, joelhos, ombros, quadris, enxaquecas e cefaleias.

  • Que profissionais podem atender por acupuntura?

    Médicos, dentistas e veterinários em suas respectivas atividades.

  • Onde posso fazer tratamento com acupuntura?

    Em clínicas especializadas e também em alguns hospitais, onde já existem serviços de atendimento com Acupuntura.

  • Acupuntura tem contra-indicações?

    Não se deve agulhar um local que apresente lesões de pele ou sinais de infecção. Qualquer pessoa pode receber um tratamento por acupuntura, desde que feito por médico especializado.

  • Agulhas podem transmitir doenças?

    Não, pois são descartáveis, o que torna bastante segura sua aplicação.

  • Ao fazer acupuntura, posso deixar os remédios de lado?

    No início do tratamento não se faz alterações nas medicações, mas se o paciente apresentar uma melhora significativa dos sintomas, algumas medicações poderão ser retiradas sob supervisão médica adequada. Em muitos tratamentos apesar da melhora de alguns sintomas o paciente necessitará sempre de determinadas medicações.

  • Como são as agulhas da acupuntura?

    As agulhas são feitas de aço inoxidável, muito finas e de diferentes tamanhos para as diferentes áreas do corpo a serem agulhadas.

  • Complicações da acupuntura

    Existem algumas complicações, como pequenas perfurações de pequenos vasos ou perfuração de estruturas do corpo. Por isso a necessidade de fazer com pessoa habilitada para isso. Como é um método invasivo, todo cuidado deve ser observado na punção.

  • Quantas agulhas são colocadas em cada sessão de acupuntura?

    Não existe um número limitado. Vai depender da necessidade do paciente. Geralmente em torno de 10 a 20 agulhas.