ARTIGOS

Acupuntura nas lesões do Esporte

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que vem sendo amplamente utilizada no tratamento de esportistas, para aliviar as dores musculares e articulares.

Essas dores podem estar associadas a lesões ou simplesmente relacionadas a treinos longos, de grande sobrecarga física. Nesses momentos, a utilização da acupuntura poderá trazer alívio da dor e da inflamação, reduzindo o inchaço, melhorando a circulação de sangue no local comprometido e proporcionando a recuperação do tecido e consequentemente, um retorno mais rápido do esportista às suas atividades físicas.

As novas pesquisas sobre os mecanismos de ação da acupuntura demonstram uma estreita relação entre os efeitos da colocação da agulha e o sistema nervoso central e periférico provocando uma liberação de substâncias, os neurotransmissores, responsáveis por produzir os diferentes efeitos da acupuntura no organismo, principalmente a ação analgésica e anti-inflamatória.

A estimulação elétrica das agulhas (Eletroacupuntura), também pode ser utilizada para aliviar a dor, pois ela age ativando mecanismos inibitórios da dor, com aumentos de endorfinas, que são analgésicas e neurotransmissores inibidores da dor.

Após uma avaliação do médico especialista em acupuntura, o diagnóstico e o tratamento serão determinados e iniciam-se sessões semanais de aplicação das agulhas. A duração do tratamento vai depender da gravidade da lesão e da cronicidade do processo, lembrando que lesões mais crônicas, certamente levarão mais tempo para melhorar.

Por esse motivo, não espere muito tempo para tratar uma dor muscular ou articular. Procure logo um médico acupunturista para orientá-lo e tratá-lo o mais breve possível, para que você possa retornar às suas atividades físicas rapidamente. Algumas vezes, o seu treino não precisará ser interrompido durante o tratamento, sendo necessárias apenas algumas restrições na frequência e intensidade do treino, até que se obtenha melhora dos sintomas.

Da mesma forma, a associação da acupuntura, com outros tratamentos como fisioterapia, massagens relaxantes, RPG podem ser feitos ao mesmo tempo, uma vez que são técnicas complementares para o alívio da dor, sendo que sua associação, só trará benefícios ao paciente.

Andrea de O. Lima-médica especialista em Acupuntura pela UNIFESP e Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.